[FILMES] 5 Filmes Sobre Viagem No Tempo

By 09:38:00

Embora ainda não seja possível viajar no tempo, o ser humano ao menos pode imaginar como seria. Presente em séries, quadrinhos e livros, as viagens no tempo fascinam também através do cinema. Por meio dos filmes conseguimos viajar no tempo mesmo que naquele curto período de horas em que assistimos a ele. Seja na forma de comédia, drama ou até mesmo romance, imaginação e ciência se misturam num dos temas que mais fascinam dentro da ficção científica. Pensando nisso o blog decidiu trazer 5 filmes sobre viagens no tempo.

Questão de Tempo


Ao descobrir que pertence a uma linhagem de viajantes no tempo, Tim logo se empolga e decide mudar algumas coisas na sua vida, incluindo o fato de não ter uma namorada. Como toda produção do gênero, é claro que tentar moldar a própria vida acaba dando errado e Tim termina por precisar fazer mais viagens no tempo do que pretendia, todas as vezes resultando em algo não desejado.

Além de uma linda história de amor, e mais do que isso, uma linda lição sobre a vida e as pessoas que importam para nós, o filme ainda tem a maravilhosa Rachel McAdams (eterna Regina George) no elenco.

Idiocracia


Em uma sociedade futurística onde as pessoas foram "idiotizadas", o protagonista, que havia sido acidentalmente congelado por anos até acordar ali, tem a missão de retornar para o passado. Até atingir o seu objetivo ele vai passar por muitas situações estranhas, incluindo perceber que agora é o ser humano mais inteligente da Terra.

Em certo momento me perguntei se o ano de 2505 não seria o nosso 2016: pessoas sem a mínima capacidade (ou vontade) de construir um diálogo (ainda mais quando o assunto é política) e que só veem o que querem ver. Apesar de ser comédia, possui uma clara crítica social. Mesmo que de início pareça absurda, a ideia funciona.

Feitiço do Tempo


Um jornalista viaja para uma pequena cidade a fim de cobrir o grande "evento da marmota" que acontece anualmente, mas as coisas passam a dar errado quando todos os dias da sua vida começam a se repetir.

O filme não é necessariamente de viagem no tempo, mas brinca com essa questão temporal. Ele mostra como pequenas coisas durante o dia fazem toda a diferença, e como às vezes não nos importamos com a forma como tratamos o mundo. Questiona a rotina e nos leva a refletir sobre como muitas vezes não damos a devida atenção às pessoas ao nosso redor e sobre como repetimos mecanicamente nossos dias.

O Homem do Futuro


Ao acidentalmente acionar um acelerador de partículas, Zero, um cientista frustrado, acaba voltando no tempo e agora vê-se diante da possibilidade de mudar seu passado: acabar com a humilhação que sofreu durante uma festa da faculdade e conquistar o amor da sua vida.

Posso dizer que o filme lembra bastante as produções americanas, como Efeito Borboleta, De Volta Para o Futuro, e o próprio Feitiço do Tempo que já citei aqui. E isso na não torna o filme ruim ou "uma cópia", na verdade é o que torna um filme nacional tão bom.

De Volta Para o Futuro


E claro, não podia faltar a franquia clássica: De Volta Para o Futuro. Quando acidentalmente viaja no tempo, Marty McFly volta para o ano de 1955, quando seus pais ainda eram adolescentes, e agora tem a missão de fazê-los se apaixonarem, caso contrário não conseguirá voltar para casa.

Além do primeiro filme a franquia possui mais dois, e todos eles incrivelmente conseguem seguir com a mesma qualidade de narrativa do primeiro. Por muitas vezes os mais jovens resistem em ver o filme, por ser uma produção antiga e por acreditarem ser o típico filme pastelão da sessão da tarde, mas muito mais para além disso, Back To The Future é um clássico. Marcou toda uma geração e influencia até hoje quando o assunto são produções sobre viagens temporais.

E aí? Convencido de que você pode viajar no tempo? Agora é só pegar a pipoca, chamar os amigos e viajar no tempo através da sétima arte.

0 comentários