1+1 A Matemática do Amor | Review

By 15:07:00


"1+1 A Matemática do Amor" conta a história de Lucas e Bernardo, dois amigos que decidem viver intensamente as últimas férias juntos, o que os leva a despertar sentimentos e emoções nunca experimentadas antes. Lucas e Bernardo cresceram juntos e são vizinhos desde que nasceram, mas tudo muda quando Bernardo recebe a notícia de que ele e sua família vão morar em outro país. Lucas decide que ao invés de passar o tempo que resta se lamentado, a melhor coisa a se fazer é aproveitar cada momento com o melhor amigo. Assim, ele faz um lista de todas as coisas que Bernardo e ele terão de fazer durante as férias até a hora da temida partida.

O livro é narrado por ambos os personagens, alternando a voz em cada capitulo, o que possibilita o leitor conhecer por completo a personalidade dos protagonistas. Lucas é o garoto tímido que gosta de poesia, livros e música; já Bernardo, o típico garoto popular do colégio, que joga no time de futebol, tem amigos com cérebro menor que azeitona e que todas as garotas desejam. Apesar de viverem em mundos opostos, isso não impossibilita que a relação deles exista.



Entre idas ao parque, passeios de bicicleta, mergulhos na piscina e cinema em casa, aos poucos Lucas e Bernardo vão descobrindo que sempre houve um "+" entre eles, e como é difícil as pessoas entenderem os próprios sentimentos quando se trata de alguém tão próximo. Novas descoberta sobre a vida são feitas, como em uma viajem com Sarah, tia de Lucas que os leva para passar um tempo com ela em seu sítio. A partir dessa viagem os garotos percebem as várias formas de amor que existem, algo que eles não veem com frequência por morarem em uma cidade do interior, onde algo diferente pode vir a se tornar alvo de fofocas.

Tendo como ponto principal a amizade de Lucas e Bernardo, o livro aborda temas como homofobia, aceitação da família e até mesmo autoaceitação, tudo de forma delicada. Apesar de vários momentos e situações clichês, a narrativa prende a atenção logo no começo, lhe induzindo a ficar na expectativa de até onde vai o romance dos protagonistas e o que o final lhes reserva. A descoberta do amor dos protagonistas é desenvolvido de forma natural e despretensiosa, até que quando você percebe os dois já estão envolvidos. É um livro para se apaixonar... pelos protagonistas e pela vida também.

0 comentários