Bird Box: Isso é tão Black Mirror!

By 16:13:00


“Isso é tão Black Mirror”. A frase se tornou comum quando queremos nos referir a algo que remete ao universo futurístico da série. E quer coisa mais Black Mirror do que Bird Box? O filme se assemelha bastante com a série, e eu vou explicar o porquê. Eu juro que vai fazer sentido.

A história é contada em duas linhas de tempo diferentes: a primeira no tempo presente, enquanto Malorie tenta atravessar um grande rio levando seus filhos. A segunda no passado, há 5 anos, narrando o início dos casos de suicídio e mostrando como o apocalipse começou, com Malorie ainda grávida.

Nada de zumbis como no apocalipse da saga de Rick em The Walking Dead ou tecnologias assustadoras como em Black Mirror. Bird Bix é uma distopia em que o espectador é apresentado a um mundo onde as pessoas se suicidam ao olhar para seres que o levam a isso. O filme se assemelha à antologia da Netflix pela forma como a narrativa é construída: deixando que o público se envolva e crie as próprias teorias do que está acontecendo durante todo o desenrolar da história, para só depois ser surpreendido com o que realmente está acontecendo.


A outra semelhança se dá pelo episódio "Hated in The Nation" (o 6º da 3ª temporada) de Black Mirror, em que o mundo entra em colapso de uma forma também peculiar: através de um ataque de abelhas. O episódio também é narrado em dois momentos e a forma como os personagens fogem dos predadores é bastante parecida. Se em Bird Box os protagonistas se veem encurralados por não poderem olhar para os algozes, em Black Mirror as abelhas eletrônicas se mostram bastante espertas ao andar em bando e encurralar os alvos, fazendo com que também tenham que se esconder em locais fechados.

Embora o filme não revele o rosto das criaturas ou como começou o surto de suicídios, eu arrisco dizer que possam ser alienígenas. A aparência deles não é mostrada e apenas uma enorme ventania e sussurros precedem a sua chegada, mas, apesar disso, em uma das cenas, Gary – um cara que consegue enxergar os seres sem querer suicídio – faz diversos desenhos muito parecidos com o que conhecemos como extraterrestres.


Algumas críticas ao filme são feitas por não revelar essa aparência, mas talvez a intenção seja justamente essa: deixar que cada um crie suas hipóteses. Caso houvessem mostrado uma aparência, isso facilitaria algumas teorias e também descartaria outras. Apesar de ainda não haver sequência confirmada para descobrirmos a real aparência dos monstros, o livro que deu origem ao filme confirma a teoria dos aliens. Nele, a terra é invadida por extraterrestres que querem controlar os seres humanos. Se vamos ter uma sequência ou não, ainda não se pode saber, mas por enquanto, uma coisa é fato: isso é tão Black Mirror!

0 comentários